SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO MARANHÃO

Segunda, 09 de Fevereiro de 2021

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU-MA), que atualmente concorre às eleições em curso teve acesso a postagens atribuídas a número de telefone (98) 8506-1512, cujo proprietário seria uma pessoa de nome Marcelo.
A referida postagem apesar de mal escrita faz sérias acusações à atual diretoria do STIU-MA, informando que: “NA ELETRONORTE MUITOS ESTÃO ‘INDIGINADOS’ COM A CHAPA 1”. Ocorre que para atingir a Chapa 1, o card acusa o STIU-MA de ter realizado uma NEGOCIATA com a empresa ELETRONORTE, afirmando que para manter a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, o SINDICATO DOS URBANITÁRIOS preferiu entregar a cabeça dos trabalhadores.
Inicialmente, caberá identificar o proprietário do telefone (98) 8506-1512, e que seria o Senhor Marcelo, para que o mesmo informe se é o responsável pela postagem, ou se o seu telefone foi usado por terceiros. Em seguida, solicitar do autor que prove aquilo que afirma fazendo uso de provas idôneas. Especialmente quando atribui ao Sindicato dos Urbanitários, conduta tão desonrosa, como, por exemplo ter realizado uma NEGOCIATA, que significa ‘’Acordo escuso, pacto desonesto operado entre duas ou mais pessoas, em prejuízo de terceiros. Quando duas pessoas se unem com o fim de causar um dano a outrem’’, segundo definição de Wilton Barbosa.
Sobre a afirmação-acusação absurda contra o STIUMA, fazemos as seguintes considerações:
*1.*A afirmação mostra o total desconhecimento dos autores sobre a luta dos trabalhadores e funcionamento do STIUMA. Primeiro a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, popularmente conhecida como IMPOSTO SINDICAL, não existe mais, foi extinta pela Reforma Trabalhista. Segundo, quando existia, o STIUMA normalmente não fazia uso e, quando fazia, discutia com os trabalhadores a necessidade e aprovava em Assembleia Geral na Eletronorte o uso da referida contribuição. Sempre fomos contra a cobrança de contribuição compulsória, mas quem criou esse factoide, desconhece a entidade e as concepções de sindicalismo.
2. O Acordo Nacional dos Eletricitários é negociado pelo STIU-MA e demais sindicatos da categoria nos diversos estados, através do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). Juntos, travamos árdua batalha todos os anos para defender empregos, direitos e lutar contra a privatização das empresas públicas, enfim lutamos incansavelmente contra todas as mazelas promovidas pelo Governo e seus aliados. Mas quem não conhece a luta real dos trabalhadores, não sabe o que é isso, nem como funciona.
3. Todavia, tal desconhecimento não pode ser prêmio para o ofensor. O Card acusa a Eletronorte, o STIU-MA e, por tabela o CNE, de terem realizado um negócio escuso para demitir trabalhadores, inclusive, se refere a um acordo coletivo negociado no TST, porque as discordâncias entre Sindicatos e empresas eram tão profundos que a negociação precisou de mediação da Justiça. Assim, o card indiretamente também aponta para o Ministro Renato Lacerda de Paiva, que foi o magistrado quem conduziu as negociações do último Acordo Coletivo das empresas Eletrobras.
4. Dessa forma, o STIU-MA enviará a referida publicação à Eletronorte, ao CNE e à Vice Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, na época, representada pelo Ministro Renato Lacerda de Paiva, bem como solicitará a localização do proprietário/a do telefone autor/a da publicação, para que, nas instâncias cabíveis, comprove as acusações feitas, e não comprovando, que assuma as consequências decorrentes dos seus atos, mediante a adoção das medidas cabíveis.
A luta dos trabalhadores tem que ser feita com verdade, respeito e compromisso absoluto com a classe trabalhadora sempre.
Atenciosamente,
FERNANDO ANTONIO PEREIRA
Presidente do STIU-MA

Em anexo, cópia da publicação em um dos grupos das redes sociais de trabalhadores associados ao STIUMA.

São Luiz:
Avenida Getúlio Vargas, 1998-CEP: 65020-300
Novos Telefones: (98) 3083-5597 | (98) 3082-6820 | (98) 3221-1411 | (98) 3231-5633
Fax: (98) 3232-0311
Imperatriz:
Rua Rio Grande do Norte, 617 - Centro
Telefax: (099) 98406-1040 | Fax: (099) 3525-3275