Imperatriz: reunião aborda prestação de serviçoes de saneamento

, 16 de Setembro de 2021

SINDICATO DOS URBANITÁRIOS INFORMA
16/09/2021
Reunião entre Caema, parlamentar e movimentos sociais trata da prestação de serviços de saneamento em Imperatriz

Dirigentes do STIUMA, representantes de movimentos sociais e o vereador Aurélio Gomes (PT) reuniram na última quarta, dia 15/09, com o Gerente Executivo da CAEMA, Adonilson Lima, para debater a real situação da prestação dos serviços de saneamento público pela CAEMA no município de Imperatriz e o andamento do contrato vigente.

A prestação de serviços de saneamento deve passar por profundas mudanças em virtude da Lei 14.026/2020, marco legal do saneamento, que foi proposta pelo Governo Bolsonaro com a clara intenção de criar uma reserva de mercado para empresas privadas e prejudicar as companhias estaduais.

O resultado disso é que algumas prefeituras já se movimentam para pedir o serviço de volta a fim de poder negociar com empresas privadas, o que pode custar muito caro para a população.

A Caema tem muitos problemas e deixa, muitas vezes, a desejar em relação à qualidade dos serviços prestados. Mas ninguém fala que a maior parte das prefeituras deve muito dinheiro à Companhia, que, mesmo assim, atende a toda população sem fazer distinção, visando em primeiro lugar a prestação do serviço com uma tarifa justa, quase sempre em detrimento do lucro.

Serviço privatizado é serviço mais caro e sem nenhuma garantia de qualidade, porque a empresa privada quer saber do lucro em primeiro lugar. Os exemplos no Maranhão, inclusive em São Luís, não são nada animadores. Por isso, é preciso ficar atento ao discurso e às ações do prefeito Assis. Privatizar não é bom para a população.

Se a Prefeitura de Imperatriz quisesse mesmo melhorar o saneamento básico, podia começar pagando o que deve para a Caema, pois a dívida, pelo que apuramos, passa de 3 milhões de reais.

Marco Aurélio, liderança comunitária presente na reunião, explica que "os movimentos querem saber até onde vai o interesse -político, financeiro e de saúde ambiental - da Caema em manter a concessão para, a partir disso, construir estratégias de defesa do saneamento público, porque o serviço é essencial para o povo, que precisa saber a verdade".

Jorge Furtado, dirigente do STIU-MA, afirmou ser muito Importante a reunião com as lideranças dos movimentos de luta por moradia, parlamentares e Gerência Executiva da CAEMA . "Seguimos articulando a defesa do saneamento público e de qualidade e contra a sanha privatista do prefeito Assis. Chegou até nós notícia de que há uma empresa contratada sem conhecimento da população para realizar o processo de quebra de contrato com a Caema e , consequentemente, de privatização. Isso é muito grave", finaliza Furtado.

São Luiz:
Avenida Getúlio Vargas, 1998-CEP: 65020-300
Novos Telefones: (98) 3083-5597 | (98) 3082-6820 | (98) 3221-1411 | (98) 3231-5633
Fax: (98) 3232-0311
Imperatriz:
Rua Rio Grande do Norte, 617 - Centro
Telefax: (099) 98406-1040 | Fax: (099) 3525-3275