Sindicato dos Urbanitários lança comitês de luta em defesa do saneamento público e da reestatização da Eletrobras e Eletronorte

, 27 de Setembro de 2022

O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão realiza nesta quinta-feira, 29 de setembro, às 15 horas, o Lançamento do Comitê Popular de Luta pela Reestatização da Eletrobras e Eletronorte e do Comitê Popular de Luta em Defesa do Saneamento Público.

O Lançamento que será realizado no Auditório do Sindicato dos Bancários, à Rua do Sol, 413, centro, em São Luís, contará com a participação virtual de Edson Aparecido da Silva, Sociólogo, Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC, Assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários - FNU e Secretário Executivo do Observatório Nacional dos Direitos à Agua e ao Saneamento – ONDAS.

O evento contará com a presença dos trabalhadores urbanitários (saneamento e energia) e de representações de diversos segmentos da sociedade civil. Foram convidados ainda representantes das diferentes esferas do poder executivo e os parlamentares que têm sido parceiros na luta em defesa das empresas públicas desses setores, especialmente aqueles que coordenaram as Frentes Nacional e Estadual em Defesa da Eletronorte, os deputados Zé Carlos (Federal), Zé Inácio e Ciro Neto (estaduais).

A iniciativa visa colocar, mais uma vez, em pauta os temas do saneamento e energia, assuntos de grande interesse coletivo e relevância social, que move a luta dos urbanitários em defesa da gestão pública para serviços essenciais.

O Comitê Popular de Luta Pela Reestatização da Eletrobras e Eletronorte será espaço de debate e luta pela reversão da privatização da maior empresa de energia elétrica da América Latina e uma das maiores do mundo, num processo questionável, causando grandes prejuízos ao país, colocando em risco seu desenvolvimento e soberania.

O Comitê Popular de Luta em Defesa do Saneamento Público será espaço de discussão e mobilização contra as iniciativas de privatização das empresas públicas do setor deflagradas pelo novo Marco Regulatório do Saneamento do Governo Bolsonaro e pela busca e consolidação de outras alternativas, como é o caso da Regionalização do Saneamento, já formalizada pela Lei Complementar Estadual 239/2021, que espera por regulamentação para instalar as autarquias microrregionais.

Ambos buscam a defesa da gestão pública de serviços estratégicos e essenciais à vida, ao desenvolvimento e à soberania e serão espaços de luta não apenas da categoria urbanitária, mas de todos aqueles segmentos que entendem a importância de tratar saneamento e energia como serviços essenciais e políticas estratégicas de interesse público.

São Luiz:
Avenida Getúlio Vargas, 1998-CEP: 65020-300
Novos Telefones: (98) 3083-5597 | (98) 3082-6820 | (98) 3221-1411 | (98) 3231-5633
Fax: (98) 3232-0311
Imperatriz:
Rua Rio Grande do Norte, 617 - Centro
Telefax: (099) 98406-1040 | Fax: (099) 3525-3275