Sindicato lança comitês de luta em defesa do Saneamento Público e pela Reestatização da Eletrobras e Eletronorte

, 30 de Setembro de 2022

O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão lançou na última quinta, 29 de setembro, dois comitês de luta que encampam as duas grandes bandeiras de luta da categoria nesse momento: a defesa do saneamento público e a reestatização da Eletrobras e suas empresas, como a Eletronorte no Maranhão.

O lançamento foi realizado no auditório do Sindicato dos Bancários com a presença de parlamentares, trabalhadores urbanitários e representações da sociedade civil, através de movimentos populares e sindicais, como CUT, Cáritas e Sindicato dos Previdenciários.

A mesa de abertura contou com Presidente do STIU-MA Fernando Pereira, do Presidente da Federação Nacional dos Urbanitários Pedro Damásio, de forma virtual, e dos parlamentares Zé Carlos, Dep. Federal - PT/MA, que coordenou a Frente Nacional em Defesa da Eletronorte; Enilson Ribeiro, co-vereador pelo Coletivo Nós – PT/MA; além de Kleber Gomes, representante de Zé Inácio, Dep. Estadual PT/MA, que coordenou a Frente Estadual em Defesa da Eletronorte.

A luta em defesa do saneamento público foi tema tratado pelo expositor Edson Aparecido da Silva, Sociólogo, Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC, Assessor de Saneamento da FNU e Secretário Executivo do ONDAS, com contribuição ainda de Suely Gonçalves, trabalhadora da Caema, especialista em Gestão das Cidades, fundadora e ex-presidente do STIU-MA e representante do Sindicato no Comitê de Estudos sobre o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que elaborou primeira versão do Projeto de Lei Complementar Sobre Regionalização do Saneamento no Maranhão – hoje PLC 239/2021 e Marcos Silva, trabalhador da Caema e Membro do Conselho de Administração da Companhia como representante dos trabalhadores.

Edson Aparecido falou sobre a Lei 239/2021, que trata da Regionalização do Saneamento no Maranhão, apontando aspectos mais importantes e ressaltando aqueles que contribuem na luta contra privatização do setor. Também mostrou o rastro negativo de casos de privatização no Brasil e no mundo e a tendência mundial de remunicipalização dos serviços. Suely Gonçalvez relatou um pouco do processo de construção da Lei 239/2021 e das batalhas travadas para que ela pudesse apontar um caminho positivo para o futuro do setor. Enquanto Marcos Silva falou um pouco da realidade do saneamento e da Caema nos últimos Governos.

Para falar sobre a Luta pela Reestatização da Eletrobras e Eletronorte, o evento contou com a participação do Senador Jean Paul Prates – PT/RN (em vídeo) e de Wellington Araújo Diniz, trabalhador da Eletronorte, advogado, dirigente da Executiva do STIU-MA, membro da Coordenação do Sindinorte e membro do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). Ambos abordaram os problemas do processo de privatização e de suas consequências nefastas para o Brasil, apontando a reestatização como caminho a ser conquistado.

O presidente da CUT Manoel Lages e o ex-presidente do STIU-MA Fernando Magalhães fizeram uma saudação final antes do lançamento simbólico dos comitês de luta através de vídeos de apresentação das suas marcas.

Os Comitês de Luta em Defesa do Saneamento Público e Pela Reestatização da Eletrobras e Eletronorte lançados pelo Sindicato dos Urbanitários são mais um espaço da luta persistente travada pela categoria em defesa da gestão pública para setores essenciais e estratégicos do Brasil. São espaços para além das categorias que reúnem todos aqueles que abraçam suas bandeiras.

São Luiz:
Avenida Getúlio Vargas, 1998-CEP: 65020-300
Novos Telefones: (98) 3083-5597 | (98) 3082-6820 | (98) 3221-1411 | (98) 3231-5633
Fax: (98) 3232-0311
Imperatriz:
Rua Rio Grande do Norte, 617 - Centro
Telefax: (099) 98406-1040 | Fax: (099) 3525-3275