Diretoria do STIU-MA para a gestão 2016/2019 reúne-se em São Luís

Sábado, 15 de Julho de 2016

O STIU-MA realizou nesta sexta-feira, 15, a reunião de Direção Geral com os companheiros e companheiras que atuarão nas diretorias regionais no triênio 2016/2019. O encontro serviu, acima de tudo, para entender a conjuntura atual do país e do estado, entender os desafios do Sindicato e trocar ideias e experiências.
Para iniciar a reunião os secretários de Administração e Finanças e de Formação Sindical, José do Carmo Vieira e Itaci Melo, deram as boas vindas aos trabalhadores (as) e seguiram com uma dinâmica para apresentação dos presentes. Em seguida, os diretores Vâner Almeida e Nivaldo Araújo falaram sobre o que é ser um dirigente sindical e os obstáculos enfrentados todos os dias. Companheiros presentes disseram que ser dirigente sindical tem que estar no sangue e relataram as conquistas alcançadas por meio da luta sindical, principalmente no setor de energia. O surgimento do movimento sindical também foi pauta.
Os diretores do STIU-MA falaram sobre conjuntura nacional e estadual e a corrupção, que só pune os trabalhadores. Quanto à conjuntura estadual, o cenário, segundo os diretores, é o mesmo das gestões anteriores: a conveniência política fala mais alto do que as propostas, principalmente nas empresas públicas. Além disso, não há uma renovação, pois os governantes de antes mudaram de lado, tornando-os os governantes de hoje.
Vaner e Zé do Carmo falaram sobre os desafios do STIU-MA na nova gestão, e mantiveram informados os diretores sobre as empresas filiadas ao Sindicato. Citaram a CAEMA como o maior exemplo de desafio, uma vez que a privatização ameaça a operação da Companhia e Saae’s em alguns municípios do Estado. Por outro lado, o investimento em obras que não solucionam o problema dão cada vez mais prejuízos.
Os companheiros diretores regionais, em sua maioria da CAEMA, concordaram com as falas dos diretores do STIU-MA. Alguns companheiros confirmaram que o risco de privatização é constante nos municípios em que trabalham. Outros, veem que o problema da CAEMA é gestão e falta de um plano de saneamento do Governo para a Empresa, tendo em vista que outras empresas públicas tem avanços visíveis e a Caema, não. A política e o uso da empresa como "catapulta" política de alguns de seus gestores também foram listadas como um dos grandes obstáculos da Caema.
Os diretores do STIU-MA agradeceram a contribuição dos companheiros, reforçando que o engajamento dos trabalhadores é importante para a luta sindical. Ao fim do encontro, os diretores regionais deram sugestões para melhorar cada vez mais as ações do STIU-MA.

 

São Luiz:
Avenida Getúlio Vargas, 1998-CEP: 65020-300
Novos Telefones: (98) 3083-5597 | (98) 3082-6820 | (98) 3221-1411 | (98) 3231-5633
Fax: (98) 3232-0311
Imperatriz:
Rua Rio Grande do Norte, 617 - Centro
Telefax: (099) 98406-1040 | Fax: (099) 3525-3275