Justificativa de ausência no período da greve nas bases da Eletronorte
COMUNICADO STIU-MA
10 de Julho de 2024
Companheiro/a,
Tendo em vista os diversos questionamentos apresentados por trabalhadores/as da Eletronorte, que estariam sendo pressionados por sua gerência, a codificarem o dia da GREVE que originou o Dissídio Coletivo de Greve que tramita no TST, sob a relatoria do Ministro Maurício Godinho, o Sindicato dos Urbanitários do Maranhão vem a publico informar:
1. Conforme acertado entre as empresas e sindicatos, orientados pelo Ministro Godinho, consta na Atas das audiências, restou o compromisso da suspensão da Greve realizada pelos/as trabalhadores/as, com a contrapartida de abono dos dias parados e o efetivo pagamento destes pela empresa.
2. No dia de ontem, os representantes da Eletrobras, na mesa de negociação, quando questionados pelos sindicatos sobre essa imposição de codificação dos dias de greve por gestores da Eletronorte assim responderam:
“ (...) A orientação por escrito que a gente mandou para todos os gestores, para todos as empresas para que isso não fosse a identificado em momento nenhum. De novo, não há nenhuma orientação nesse sentido, então, não interessa saber quem fez greve, e quem não fez greve e não vai haver nenhum tipo de retaliação nesse sentido. Então isso (informar quem fez greve) é totalmente fora de cogitação e contra a orientação da direção da empresa, e a orientação explícita que a gente deu por escrito para todos. Gostaria de receber o nome do gerente que está exigindo essa codificação.”
Feitos os esclarecimentos necessários, orientamos aos Companheiros/as que não efetuem nenhuma codificação no sentido de indicar o dia de GREVE em sua frequência.
Por fim, que informem ao STIUMA, o nome do gestor que estaria impondo tal determinação.
Saudações Sindicais,
A DIRETORIA DO STIUMA