Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2016 CEMAR/CELPA acontece São Luís

, 16 de Setembro de 2016

Os dias 15 e 16 de setembro foram dias de conversas e ajustes, no Seminário de Planejamento para a Campanha Salarial Unificada CEMAR/CELPA, ocorrido em São Luís. O Seminário, organizado pelos Sindicatos dos Urbanitários do Maranhão e do Pará com apoio da FNU, reuniu membros da categoria dos dois estados para discutir a unificação das conquistas e direitos do Acordo Coletivo CEMAR/CELPA.

Com a fala de Gustavo Teixeira, técnico do DIEESE, o encontro iniciou com uma análise da conjuntura política e econômica brasileira e o cenário das campanhas salariais no primeiro e segundo semestres de 2016 pela manhã. À tarde, o advogado Guilherme Zagallo falou sobre os indicadores econômicos e financeiros da CEMAR e CELPA. Em seguida, a análise dos aspectos político, ideológico e organizativo do Grupo Equatorial foi exposta pela diretora do STIU-MA, Itaci Melo.

O fim do primeiro dia de Seminário foi marcado pelos relatos sobre as experiências das relações sindicais e o Grupo Equatorial (CEMAR e CELPA).

O segundo dia do Seminário de Planejamento para Campanha Salarial Unificada CEMAR/CELPA foi dedicado à proposição da Pauta Unificada. Dentre as sugestões, estavam a desvinculação da campanha de PRL da campanha para definir o ACT, o que requer pesquisa nas bases para definir a viabilidade de campanhas distintas; a criação de uma Comissão Paritária para a mesa de negociação; e suprimir ou alterar, do ACT da CAEMA, a parte que exclui gerentes.

“Unificar para avançar: Esse é o nosso jeito de lutar!” foi escolhido como mote de campanha. Como bandeiras de luta, foram incluídas melhores condições de trabalho e salários; fim da terceirização; não à demissão imotivada, fim da rotatividade, fim do assédio moral nas empresas e fim das mutilações e morte por acidente de trabalho.

O objetivo dos coordenadores da campanha (companheiros Itaci e Nivaldo/STIU-MA e Ronaldo e Mauro/STIU-PA) é entregar a pauta aprovada logo no início de outubro para que a primeira reunião de negociação aconteça no mesmo período. Nas mudanças previstas com o ajuste de calendário, está a alteração da data base para setembro. Durante o debate para definição do calendário, os companheiros presentes no seminário sugeriram que fossem realizadas ações conjuntas dos setores de comunicação dos sindicatos, para que a campanha seja fortalecida.

Ao fim do seminário, cada participante falou sobre a expectativa do encontro, que deve render novos encontros para discutir ações conjuntas entre as bases.

São Luiz:
Avenida Getúlio Vargas, 1998-CEP: 65020-300
Novos Telefones: (98) 3083-5597 | (98) 3082-6820 | (98) 3221-1411 | (98) 3231-5633
Fax: (98) 3232-0311
Imperatriz:
Rua Rio Grande do Norte, 617 - Centro
Telefax: (099) 98406-1040 | Fax: (099) 3525-3275