AUDIÊNCIA SOBRE PRIVATIZAÇÃO DA ELETRONORTE MARCA INÍCIO DE NOVA ETAPA DA NOSSA LUTA

, 09 de Novembro de 2018

A Audiência foi presidida pelo vereador Honorato e secretariada pelo vereador Sá Marques, que se posicionaram contra a privatização do setor elétrico, fazendo uma análise preocupante do cenário nacional de hoje, pós eleição, com a escolha de um projeto neoliberal de Estado, que ataca direitos trabalhistas e sociais e entrega o patrimônio público nacional, privatizando as empresas brasileiras. O plenário, inclusive, teve direito a uma boa aula de história, ofertada pelo vereador e também professor , Sá Marques.

A mesa foi composta ainda por Fernando Pereira - Pres. STIU/MA; Adriana Oliveira - Pres. CUT/MA; Wellington Diniz - Dir. STIU/MA; José Ribamar Barbosa Belo - FIEMA; Patrícia Carlos - Gab. Dep. Federal Zé Carlos; e, Cecília Costa - Gab. Dep. Est. Zé Inácio.

Fernando Pereira falou da importância do setor e da preocupação com sua privatização por diferentes motivos, inclusive lembrando que grandes potências como os Estados Unidos mantém controle absoluto sobre a geração de energia por entender como setor estratégico, que implica também a gestão de recursos hídricos. Wellington Diniz discorreu sobre os danos de uma possível privatização numa perspectiva da economia, tanto no que diz respeito ao valor do patrimônio que querem entregar a preço de banana, quanto aos impactos da tarifa de energia para os consumidores residenciais e industriais. O representante da Fiema José de Ribamar apesar de defender a privatização de empresas, entende a necessidade de debater o tema, porque admite que nem sempre privatizar "dá certo". Também demonstrou preocupação com aumento da tarifa. Adriana Oliveira, da CUT, lembrou seu lugar de fala enquanto mulher negra de esquerda e beneficiária do programa Luz Para Todos, colocando-se à disposição da luta contra privatização. E Patrícia, representante do Deputado Zé Carlos, resgatou a luta dos representantes sindicais junto com parlamentares do campo democrático popular desde 2017, no Congresso, para barrar o processo de privatização do setor elétrico.

Após a intervenção dos integrantes da mesa, o plenário também pode se manifestar. Itaci Melo, diretora do STIU-MA, falou sobre o trabalho e Ana Tereza, também dirigente sindical, lembrou que é preciso buscar novas formas de denunciar e dialogar com os trabalhadores sobre o tema da privatização. O outro representante da FIEMA também se pronunciou, demonstrando disposição de dialogar sobre o setor elétrico, privatização e tarifas.

A Audiência marca a retomada das ações locais na luta contra a privatização, que nunca cessou na verdade, mas agora tem um novo cenário ou o mesmo cenário Temer piorado com o projeto Bolsonaro.

São Luiz:
Avenida Getúlio Vargas, 1998-CEP: 65020-300
Novos Telefones: (98) 3083-5597 | (98) 3082-6820 | (98) 3221-1411 | (98) 3231-5633
Fax: (98) 3232-0311
Imperatriz:
Rua Rio Grande do Norte, 617 - Centro
Telefax: (099) 98406-1040 | Fax: (099) 3525-3275